top of page
  • Foto do escritorOrestes Mallmann

Matrícula Consular substitui certidões e família Matschulat obtém cidadania alemã

Órgão competente exigiu certidões de nascimento e de casamento de imigrante alemão. Nossa assessoria contestou, alegando que os documentos que hoje estariam em território lituano e russo, não existem mais. Família Matschulat, composta por 5 requerentes, teve a nacionalidade alemã reconhecida neste mês de setembro.

Terminou a espera. A família Matschulat teve a cidadania alemã reconhecida na última semana, mais precisamente no dia 11 de setembro.

Os cinco requerentes brasileiros, agora com dupla nacionalidade, são descendentes de August Matschulat, nascido em 01 de agosto de 1853, em Gumbinnen, que atualmente fica na Rússia. August Matschulat serviu nos anos de 1873 a 1876 o quartel de Eydtkuhnen, de Stullupönen e de Königsberg. Concluído o período de preparo como soldado combatente, o exército o colocou no serviço de sapateiro. Fabricou botas para os soldados. Foi nesse tempo que conheceu Luise Henriette Hilfensteller. O pai de Luise Henriette era militar. Casou-se aos 10.11.1876, em Eydtkuhnen, então Ostpreussen, atualmente Chernyshevskoye, território russo. No ano de 1880, se mudaram para Kowno, capital da Lituânia. Ali, nasceram os outros filhos, entre eles, Eugen Matschulat, em 03.02.1887, avô dos requerentes.

August Matschulat, além de sapateiro, foi pastor e emigrou com a família para o Brasil em 1893. Aqui, estabeleceram-se primeiramente em Linha Formosa, Vale do Sol – RS. Os registros da família, em território russo e lituano, foram destruídos durante a Segunda Guerra Mundial. Registros consulares feitos por August e pelo filho Eugen Matschulat, respectivamente em 1894 e 1910, no Consulado Alemão, em Porto Alegre – RS, foram suficientes para o reconhecimento da Nacionalidade Alemã após contestação feita pela Orestes Mallmann – Assessoria em Cidadania Alemã e Genealogia.

Parabéns, descendentes Matschulat! Foi uma satisfação ter feito parte dessa conquista!

bottom of page